quinta-feira, 17 de novembro de 2016
O Que Aconteceu Com Janis Joplin?
A morte de Janis Joplin foi inesperada, envolta em mistério e cheia de fatos estranhos. Em suma, foi uma morte típica de Hollywood. O que aconteceu e por quê?
Janis Joplin era exatamente o oposto da maioria das estrelas de rock daquela época: ela era imensamente talentosa, completamente original, totalmente envolvida na criação artística e extremamente franca - especialmente contra a indústria da música. Mais do que ser melhor do que outros, ela vivia em seu mundo próprio, flutuando em uma bolha gigante roxa, enquanto tocava sua guitarra de forma radical.
Janis Joplin não era apenas uma cantora - ela era compositora. Ela estava bem ciente dos trabalhos sobre a indústria da música e muitas vezes lutou batalhas amargas para preservar a integridade de seu trabalho, da sua imagem e de seu legado.
Enquanto sua personalidade enigmática e simples nunca deixou de surpreender os seus fãs, a descoberta de seu corpo sem vida dentro de um hotel onde estava hospedada deixou o mundo com um enigma final: o que aconteceu? Antes de olharmos para essa morte, vamos olhar para a sua carreira.
Franca
Janis Joplin passou toda a sua carreira lutando contra a "tirania de seu vício", o que provocou alguns momentos memoráveis. Janis Lyn Joplin, mais conhecida como Janis Joplin, foi uma cantora e compositora norte-americana. Foi a maior cantora de rock dos anos 60 e a maior cantora de blues e soul da sua geração. Janis Lyn Joplin foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada a "Rainha do Rock and Roll", "a maior cantora de rock dos anos 60" e "a maior cantora de blues e soul da sua geração", ela alcançou proeminência no fim dos anos 60 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte, a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie. Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues como Aretha Franklin, Billie Holiday, Etta James, Tina Turner, Big Mama Thornton, Odetta, Leadbelly e Bessie Smith, Janis fez de sua voz a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico e dos anos 60. Todavia, problemas com drogas e álcool possivelmente encurtaram sua carreira. Morta em 1970 provavelmente devido à uma overdose de heroína, Janis lançou apenas quatro álbuns: Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol Kozmic Blues Again Mama! (1969) e o póstumo Pearl (1971), o último com participação direta da cantora.
Ao sair da banda "Big Brother" (final de 1968), Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou no festival de Woodstock e gravou o álbum I Got Dem Ol Kozmic Blues Again Mama! (1969), premiado como disco de ouro mas sem o mesmo sucesso de Cheap Thrills. O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.
As últimas gravações que Janis fez foram "Mercedes Benz" e Happy Trails, sendo a última feita como um presente de aniversário para John Lennon que faria aniversário em 9 de outubro, em entrevista, Lennon contou que a fita chegou em sua casa após a morte de Janis.
Em 1967, a roqueira foi apresentada a Albert Grossman, empresário de Bob Dylan e respeitado no meio hippie. Drogada, ela caiu no chão em estado lastimável. Foi contratada no dia seguinte.
A cantora foi presa em 15 de novembro de 1969 em Tampa, na Flórida (EUA). A acusação: usar linguagem vulgar e indecente.
Ela havia deixado 1.500 dólares em seu testamento para que dessem uma festa em seu funeral. A banda "Grateful Dead" foi chamada para tocar.
Estranhas Circunstâncias em Torno de Sua Morte
Como é o caso da maioria das mortes inesperadas de celebridades, ficam muitas informações, desinformações, rumores, boatos e relatos conflitantes no ar. Aqui está um resumo rápido de seus últimos dias. Até o momento da escrita deste artigo, a causa de sua morte era desconhecida.
No dia 3 de outubro de 1970, Janis visitou o estúdio Sunset Sound Recorders em Los Angeles, Califórnia, para ouvir o instrumental da música de Nick Gravenite, Buried Alive in the Blues, a gravação dos vocais estava agendada para o dia seguinte, pela noite ela foi para o hotel, no dia das gravações (4 de outubro) não apareceu no estúdio, então John Cooke (empresário da banda) foi até o hotel, onde a encontrou morta, possível vítima de overdose de heroína possívelmente combinada com efeitos do alcool.
Embora estivesse supostamente "lutando contra o vício", Janis Joplin estava ativa e saudável o suficiente para assistir a shows e fazer alguns shows.
Segundo algumas fontes, Janis Joplin foi tratada por overdose.
Sua morte ocorreu quando tinha apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, em Westwood, Califórnia. Durante a cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico.
Curiosamente, cada vez que há uma morte estranha de celebridade, a palavra "overdose" é jogada quase que imediatamente.
Janis Joplin um tanto profeticamente, disse:
"Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã."
Algumas horas mais tarde, Janis Joplin é encontrada dentro de um hotel onde estava hospedada.
Em um ambiente morbidamente simbólico, o corpo de Janis Joplin foi encontrado dentro de um hotel onde estava hospedada.
Uma grande quantidade de fatos precisam ser verificados e perguntas precisam ser respondidas, porém uma coisa é certa: quando as coisas são sombrias, a verdade, muitas vezes, permanece na sombra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário